‘’ A partida de Belém foi a 9 de Março. A 14 desse mês, estávamos nas Canárias, no dia 22 vimos as ilhas de cabo verde. E assim seguimos o nosso caminho por este mar de longo até que, a 21 de Abril, terça-feira, topámos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que alguns chamam rabo de asno. Na quarta-feira seguinte, pela manhã, topámos aves a que chamámos fura buxos. Neste dia, houvemos vista de terra! Primeiramente, dum monte muito alto e redondo e de terra chã (plana) com grandes arvoredos. Ao monte alto, o capitão pôs o nome Pascoal e á terra, Terra de Vera Cruz. Dali, avistámos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Deste Porto Seguro, da nossa ilha de Vera Cruz, hoje sexta-feira, primeiro de Maio de 1500’’. Pêro Vaz de Caminho, carta do achamento do Brasil (adaptado)
A viagem de Pedro Álvares Cabral
ResponderExcluirLisboa -Brasil
‘’ A partida de Belém foi a 9 de Março. A 14 desse mês, estávamos nas Canárias, no dia 22 vimos as ilhas de cabo verde.
E assim seguimos o nosso caminho por este mar de longo até que, a 21 de Abril, terça-feira, topámos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que alguns chamam rabo de asno.
Na quarta-feira seguinte, pela manhã, topámos aves a que chamámos fura buxos.
Neste dia, houvemos vista de terra! Primeiramente, dum monte muito alto e redondo e de terra chã (plana) com grandes arvoredos. Ao monte alto, o capitão pôs o nome Pascoal e á terra, Terra de Vera Cruz.
Dali, avistámos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito.
Deste Porto Seguro, da nossa ilha de Vera Cruz, hoje sexta-feira, primeiro de Maio de 1500’’.
Pêro Vaz de Caminho, carta do achamento do Brasil (adaptado)